Levi's - a primeira marca de jeans?
- Pamela Rossi
- 10 de ago. de 2020
- 5 min de leitura
O jeans acho que a é a peça mais usada em todo o mundo, não tenho dados sobre isso mas já parou pra pensar? quem nao tem um jeans?
Hoje em dia encontramos muitas peças diferentes, mas a primeira foi a calça jeans. E é dela que vamos nos aprofundar um pouquinho nesse post hoje.
Fica aqui comigo que você vai curtir, tenho certeza!
COMO TUDO SURGIU
Voltando á alguns séculos atrás, mais precisamente em 1792 na França, na cidade de Nîmes no sul, foi criado o Denim, tecido robusto e dúravel, que viria a ser a matéria-prima para os jeans de hoje. O nome Denim, inclusive, faz refência á cidade de onde surgiu, De Nîmes.
O uso da palavra “jeans”, no entanto não vem da França, e sim da Itália. A cidade de Gênova foi invadida e anexada pela França e, com as transações comerciais trazidas pelo novo Império, o denim chegou até os trabalhadores locais. Os genoveses tinham o costume de chamar “genes” às suas calças de trabalho; a expressão acabou por se transformar em “jeans”, e assim se espalhou pelo mundo.

Oscar Levo-Strauss
Em meados de 1853, o tecido ganhou sucesso na América do Norte, mais precisamente, nos Estados Unidos. Isso aconteceu graças ao alemão, Oscar Levi-Strauss, que vendia lona para as carroças dos mineiros e percebeu que as roupas dos operários não eram adequadas para o desgaste que sofriam.
Então ele resolveu procurar por um tecido que fosse resistente, durável, flexível e confortável ao mesmo tempo.
Acabou por encontrar o tal "tecido de Nîmes", feito de algodão sarjado.
Então surgiu o primeiro lote do que seria um sucesso mundial, a calça 501, o modelo mais famoso e clássico da Levi Strauss ou Levi's como conhecemos hoje.
Com o passar dos anos as calças jeans foram sendo melhoradas. Em 1860, foram acrescentados os botões de metal. Em 1886, a etiqueta de couro no cós das calças. Já a cor azul índigo só começou a ser utilizada em 1890, e os bolsos traseiros somente em 1910.

COMO ELAS SE TORNARAM FAMOSAS
Ainda que a calça jeans fizesse muito sucesso entre a classe trabalhadora, a peça se tornou conhecida mundialmente a partir da década de 1930, com os filmes hollywoodianos de faroeste. Mas foi em 1950, quando o ator americano James Dean passou a adotar as calças jeans como vestimenta, que a peça se tornou famosa.
A calça jeans acabara virando um símbolo de rebeldia da juventude, já que até então eram usadas apenas por operários e marinheiros.

Marinheiros de Gênova
Com a Segunda Guerra Mundial, o conceito de virilidade masculina veio à tona e o denim ganhou ainda mais destaque entre o público masculino, já que era utilizado pelos soldados do exército norte-americano.
É por conta da sua popularização que podemos considerar a calça jeans como uma das peças mais democráticas já lançadas. Ao contrário de boa parte das tendências de moda, o item não foi criado por estilistas, mas sim, popularizado e massificado a partir do seu uso pela classe trabalhadora.
A RENOVAÇÃO DO JEANS
Na década de 1960, o modelo mais badalado ainda era o 501. Acessível e sem distinção social, a peça era usada desde a classe operária aos astros do cinema, como Marilyn Monroe, James Dean, Marlon Brando e Audrey Hepburn.

James Dean - ator
No entanto, foi mesmo na década de 1970 que a clássica versão foi repaginada e ganhou um visual inusitado. Este foi o grande momento da calça boca de sino, que marcou presença, principalmente, no movimento hippie e no festival de Woodstock.
Sendo inicialmente associado a movimentos de insurreição e à completa liberdade.
A imagem rebelde do jeans se tornou tão forte, que o traje passou a ser proibido nas escolas e em lugares como cinemas e restaurantes. Depois de Elvis Presley, James Dean e Marlon Brando, vieram os Beatles, Bob Dylan e Jimi Hendrix, e o jeans continuou se colocando como peça principal do visual jovem.
Elvis Presley Beatles
A primeira vez que o jeans subiu nas passarelas foi ainda nos anos 70, durante uma apresentação de Calvin Klein, onde o estilista foi bastante criticado pelos mais conservadores. A campanha publicitária da grife colocava a jovem Brooke Shields trajando uma calça jeans, e então, a seguinte frase: “Você sabe o que há entre mim e a minha Calvin? Nada”, dando início às campanhas ousadas e polêmicas da marca.
O que fez com que as marcas de luxo passassem a olhar diferente para a peça, e futuramente incorporasse sofisticação e sensualidade ao jeans.

Campanha da Calvin Klein Jeans
PERSONALIZAÇÃO E ATITUDE
Não há dúvida de que os anos 1980 foram marcados pelos figurinos exóticos e cheios de originalidade. Contudo, é nessa fase que o jeans teve boa aceitação e foi adotado pelo público jovem e com ideologia rebelde.
Este é o caso dos punks — que, aos poucos, conseguiram levar muitas das suas características para o vestuário, como o uso de camisetas, regatas e a customização de peças com spikes, grampos e tachas. Aqui, a calça jeans trazia a modelagem baggy, com a cintura alta e caimento mais largo no corpo.

Ramones
A década também foi marcada pelo surgimento dos yuppies — um público jovem, de classe média-alta, que trabalhavam em grandes empresas, usavam ternos, gravatas, casacos de grifes e muita alfaiataria.
Foi sob a influência desse público que o jeans entrou na esfera da haute couture. Nomes como Versace, por exemplo, colocaram o denim para desfilar nas principais passarelas de Paris e Milão.
Além disso, e com a chegada do japonismo, o jeans ganhou mais texturas e modelagens diferenciadas. Cortes oversized e visuais desgastados e rasgados foram muito utilizados por ícones da cultura pop, como Madonna.

Madonna
DOS ANOS 2000 ATÉ A ATUALIDADE
Os anos 2000 foram marcados pelo uso das calças Saint-Tropez, que traziam uma modelagem skinny e cintura baixa, com a finalidade de valorizar o bumbum, a cintura e as coxas. Para combinar com o visual, muitos ainda utilizavam cintos ou correntes.
Estrelas como Britney Spears e Christina Aguilera foram alguns dos ícones que ajudaram a deixar essa versão famosa. No entanto, o modelo logo caiu em desuso, já que o seu formato era pouco confortável e, com o uso contínuo, eram capazes de comprometer o corpo das mulheres.
Britney Spears Cristina Aguilera
Atualmente, a calça jeans encontra-se em diferentes versões, sempre buscando oferecer o máximo do conforto para os consumidores. Por isso, é muito mais fácil encontrar peças com tecido leve, em variadas lavagens e que possuam muita elasticidade.
Tanto para os homens, quanto para as mulheres, a peça pode ser combinada com uma infinidade de tecidos, estampas e texturas. Blazers, salto alto, camisas sociais, tricôs, tênis e camisetas são algumas das peças que deixarão o seu look caprichado.
Agora me diz, é ou não é uma história e tanto?
Pioradas ne😆