top of page

Dr Martens, porque é um coturno que faz tanto sucesso

  • Foto do escritor: Pamela Rossi
    Pamela Rossi
  • 13 de jul. de 2020
  • 4 min de leitura

Quando falamos de coturno, temos logo uma referência em mente, o visual robusto e estiloso da Dr Martens. Muitos podem não conhecer a marca, mas ja viram esse coturno em algum lugar.

Foi a Dr Martens que criou o coturno que tantas marcas hoje se inspiram. Inclusive aqui no Brasil é uma febre, quem não tem, quer ter um coturno de sola alta, e se possível, um Dr Martens.


A Dr Martens é uma marca inglesa, criada na Alemanha em 1946, que inclui calçados, vestuário e acessórios. A marca foi adotada pelo movimento punkrock nos anos 60 a 80, e caiu no gosto das it girls pelo mundo há uns 5 anos. E você nem precisa ser super antenada pra saber de que coturno estou falando, rs.



O que ele tem de diferente?

São coturnos com um solado de amortecimento aerado (dublado Bouncing Soles), desenvolvido pelo alemão Dr. Klaus Märtens.

Conhecido pela grande resistência a qualquer clima, seja ele o calor do Brasil ou a neve dos países mais frios.


Klaus Märtens era médico do exército alemão na Segunda guerra Mundial.

Em 1945 tirou licença para se recuperar do ferimento que teve no tornozelo durante as suas férias esquiando nos Alpes da Baviera.

E durante esse tempo enquanto se recuperava do ferimento, ele passou a desenvolver melhorias para as botas que usavam no exército, que eram botas extremamente desconfortáveis e que machucavam os pés dos soldados.


Quando a guerra terminou, alguns alemães saquearam suas próprias cidades, e Martens pegou couro de um sapateiro e criou um par de botas, então originou-se o primeiro par Dr. Martens, com um couro macio e amortecimento na sola.


Martens não teve sucesso nas vendas dos seus sapatos, foi quando 2 anos depois encontrou um velho amigo de faculdade, o Dr. Herbet Funck.

Funck ficou intrigado com o design dos modelos de sapatos e os dois firmaram uma parceria no mesmo ano. Assim iniciando as confecções do então coturno Dr. Martens, a partir de restos de borracha da força aérea alemã.


Fato curioso é que os calçados viraram um grande sucesso entre as donas de casa, por ter uma sola confortável e ser um calçado durável. Cerca de 80% das vendas eram para mulheres de mais de 40 anos de idade.


Entre 1952 e 1959, abriram novas fábricas em Munique, passando a olharem com mais atenção ao mercado internacional.

Mas a virada da marca aconteceu mesmo, quando o grupo Griggs comprou a patente da marca e começou a produzir os calçados no Reino Unido, tornando-se o país oficial do estilo coturno (por isso são importados de lá até hoje).

Inclusive nessa época que foi lançado o modelo que seria o mais vendido da marca, e hoje considerado um clássico, com as costuras amarelas.



No início da década de 60, os coturnos eram muito usados por policiais, carteiros e operários, mas foi no fim da mesma década que os skinheads começaram a usar as botas.


No final de 1970, as botas Dr. Martens eram populares entre os integrantes do movimento punk rock britânico e músicos de New Wave, e logo, muitos fãs de punk rock vestiam-os. As botas e sapatos, em seguida, se tornaram populares entre outras subculturas juvenis.


Sem nenhum aviso, as botas da marca começaram a fazer sucesso com uma massa multi cultural, ligada à música e que gostavam de usar o “estilo de trabalhador” que o coturno trazia. 


Pete Townshend - The Who



Pouco tempo depois, Pete Townshend da banda The Who se tornou uma das primeiras pessoas famosas a usarem o símbolo da sua própria classe trabalhadora, como uma atitude de rebelião. Essa iniciativa mudou a história da marca, deixando de ser um acessório para o trabalho, e tornando-se essencial para a cultura da época. 


A juventude britânica abraçou o coturno Doc Martens, e talvez por isso que sua origem seja relacionada ao país. No final da década, o calçado havia se tornado um símbolo da expressão pessoal. 




Consciência e novos tempos


Mais de 50 anos após o lançamento da marca em solo britânico, a Dr. Martens precisou se reinventar. A juventude moderna passou a ter mais consciência ambiental, e, portanto, evitando qualquer tipo de pele, camurça, pelo, lã ou seda, além de não utilizar colas que contenham produtos animais ou derivados.


Retomando ao objetivo da marca, de que todos pudessem usar os seus produtos, em 2011 foi lançada a coleção vegana Dr. Martens com os modelos clássicos da marca.


Mantendo a mesma qualidade de produção, mas com materiais cruelty free: o calçado é feito com sarja, um tecido leve, mas duradouro. Além da bota clássica, outras opções também existem como os sapatos Polly T-Bar e botas de plataforma, ambos feitos com o “Cambridge Brush”, um material sintético brilhante que dá a aparência final de couro.


Hoje a Doc Martens é o must have de muitas mulheres e homens e inclusive de várias idades, pois ela entrou na moda com força total, e não é pra menos, as botas da Dr Martens são lindas, resistentes, confortáveis, e o melhor, estão disponíveis em todas as cores e estampas, com diversos modelos com cano curto, médio e alto. 



FAMOSES QUE USAM DR. MARTENS

Avril Lavigne




Jessica Alba



O casal Adam Levine e Behati Prinsloo



Miley Cyrus



E ONDE COMPRAR?

Temos muitos modelos diferentes hoje de Dr. Martens, e diversas marcas de sapatos fizeram suas botas inspiradas nas Dr. Martens. Marcas como Riachuelo, renner, InBox Shoes e tantas outras recriaram modelos inspirados na marca, com um preço mais acessível, já que as originais ainda não são vendidas no Brasil em grande escala.

Para quem quer comprar uma Dr. Martens sem sair do Brasil, atualmente a nossa única opção são os brechós e a Farfetch. A última, site onde comprei a minha, em uma semaninha já estava em casa.

Sobre o que eu acho do coturno?

Posso fazer um vídeo especial sobre as minhas primeiras impressões e minha avaliação de consumidora. O que acham?





 
 
 

Comentários


IMG_8937.JPG

Pamela Rossi

31 Anos, Fotografa, formada em Comunicação social, perdidamente apaixonada por moda, beleza, tatuagem, viagens, música e mais tantas outras coisas. Me defino bem como uma curiosa de tudo rs. E esse é o nosso cantinho para bater um papo sobre o que der vontade =)

 

Sejam bem vindas (os)!

Marca.png
  • Facebook - círculo cinza
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone
  • Pinterest - círculo cinza
bottom of page